A
influência da moda atinge a todas as idades, principalmente aos jovens que
desenvolveram o vício pelo consumo.
A
globalização e o acesso às informações têm participação nessa divulgação,
principalmente à televisão através de novelas que lançam de tudo: Roupas,
sapatos, cabelos (cor e corte), óculos, joias e outros, dependendo da época, em
todo caso, a televisão é um vetor muito importante para um sistema de moda.
Tudo
isso nos leva a pensar que lançar moda infere em determinar um paradigma que
envolve aspetos comerciais, económicos, culturais e sociais, podendo favorecer
ou não a dinâmica de uma sociedade.
Desta forma ela poderá incluir ou excluir
pessoas ou grupos de um contexto social, podendo conduzi-las a um comportamento
muitas vezes não favorável do ponto de vista social, como é o caso de grupos de
jovens (de classe económica mais baixa que chegam a roubar) que se identificam
através de roupas de griffe e que se fecham em grupos reduzidos sem que outros
jovens tenham acesso, até que se apresentem com roupas parecidas.
O
fenómeno da moda tem um início, meio e o fim. O fato é que
através da moda se identifica uma época, um costume, uma cultura, uma
sociedade, os grupos sociais separadamente e as suas preferências.
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